CabealhoMosaiCO-041

Sustentabilidade inserida como propósito das organizações deixa de ser custo ou Compliance, ultrapassa a visão de responsabilidade socioambiental, gera valor, melhora a lucratividade, a competividade, engajamento, reputação, garante resultados ao longo do tempo aos negócios e um legado positivo significativo para toda a sociedade.

  • Clarificação de propósito, missão, visão e valores
  • Desenvolvimento de políticas para sustentabilidade
  • Modelos de negócio para Economia Circular e de impacto socioambiental
  • Design de produtos e serviços sustentáveis

Acionistas, empregados, clientes, consumidores, fornecedores e mercados são formados por pessoas que vivem em diversidade, seja de valores, crenças, cultura, etnia, físico, gênero, e muitas outras multiplicidades de expressão e pensamento. Representar esta realidade social dentro das organizações é ponto chave para que os negócios prosperem e gerem prosperidade para todas as pessoas.

  • Responsabilidade social empresarial – RSE
  • Programas de diversidade, equidade e inclusão
  • Voluntariado
  • Investimento social privado
  • Capacitação e treinamento

A governança de uma organização não se restringe a suas fronteiras, exige o mapeamento e o relacionamento com todos os públicos que possuam interesses e necessidades sobre suas operações. Entender e praticar isso é o diferencial entre cenários de risco e de oportunidades para o sucesso dos negócios.

  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Desenvolvimento local
  • Ecossistemas de stakeholders
  • Sustentabilidade em canais de venda
  • Compras sustentáveis

Transformar a maneira de sentir, pensar e agir das organizações e administrar negócios mais sustentáveis demanda pessoas, processos, performance e indicadores que consolidem suas operações com excelência, justifiquem investimentos e comprovem resultados, tanto financeiros como socioambientais.

  • ESG – Criação e gestão de indicadores de performance para sustentabilidade
  • Relatórios de sustentabilidade
  • Certificação e normas (ISO 14000, 26000, 16000 e 20400)
  • Programas para atendimento da política nacional de resíduos sólidos – PNRS

Marcas, produtos, serviços são a forma mais objetiva das organizações exibirem seu real compromisso com o desenvolvimento sustentável. Suas formas de produção, comercialização, consumo e pós consumo são o que constrói reputação e legitimidade para as organizações que desejam ter a sustentabilidade como diferencial de mercado e como propósito para a prosperidade dos negócios.

  • Desenvolvimento de causas para marcas
  • Planejamento e campanhas de marketing sustentável
  • Eventos sustentáveis
  • Criação de conteúdo com significado para marcas
  • Gamificação

Fazer negócios depende de pessoas e de ambientes saudáveis e resilientes. Compreender, respeitar e mitigar os impactos que as operações das empresas possuem sobre o planeta é crucial para conciliar a sustentabilidade financeira dos negócios com a preservação da vida e da capacidade da Terra em gerar recursos aos negócios.

  • Diagnóstico / pegada ambiental
  • Gestão de recursos e resíduos
  • Logística reversa
  • Net Zero / baixo carbono / GHG protocol
  • Pagamento por serviços ambientais – PSA

Tecnologias ou a inteligência artificial não garantem a perpetuidade das organizações. É necessário criar um ambiente de inteligência que consiga organizar e reorganizar continuamente as informações para construir e usar conhecimento, dotando as organizações de comportamentos adaptativos, de liderança para a inovação e disrupção.

  • Pesquisa e benchmark
  • Bigdata
  • Mentoria para startups
  • Blockchain

Fale conosco para promover negócios alinhados ao desenvolvimento sustentável: